Diversos sinais surgem quando chegou o momento de contratar uma agência de SEO, mas para conseguir encontrá-los, primeiramente é necessário ter conhecimento sobre eles
Atualmente, com a tecnologia dominando todos os setores de trabalho, desde serviços comuns até o ato de vender produtos, a otimização para mecanismos de busca (SEO) desempenha papel fundamental no sucesso on-line de uma empresa. No entanto, muitos empresários enfrentam o desafio de decidir quando é a hora certa de buscar a ajuda de uma agência especializada em SEO para impulsionar sua presença on-line.
Quando é o momento certo de buscar esse serviço? Será que os empreendedores, mesmo estando à frente de dezenas de tarefas que dizem respeito ao bem-estar da empresa, ainda terão tempo para aprender SEO e colocar em prática no site do seu negócio? Essas perguntas serão respondidas a seguir.
Estagnação nos resultados de pesquisa é o primeiro sinal
Em um cenário no qual o negócio está saindo do ambiente físico para o virtual, e é identificada uma estagnação nos resultados de pesquisa sobre o site ou os produtos, é possível afirmar que é chegada a hora de considerar a contratação de uma agência de SEO.
Não é incomum vermos empresas lutando contra seus concorrentes para alcançar uma classificação acima nos mecanismos de busca, mas, se mesmo após a implementação de várias estratégias de SEO, elas ainda continuam atrás deles, pode conter algo errado na estratégia.
Resumindo, este momento requer um olhar mais especializado. E nada melhor do que uma agência de SEO, que possui o conhecimento e as ferramentas necessárias para analisar o desempenho atual do site, para identificar áreas de melhoria e desenvolver uma estratégia personalizada, como as ações de link building ou linkagem SILO, para impulsionar a posição nos resultados de pesquisa.
Mas, claro, além da estagnação, que é o primeiro indício, existem outros fatores que podem indicar o momento ideal para contratar uma agência de SEO. E para conferir cada um deles, não deixe de continuar com a leitura.
Falta de tempo
Outro sinal claro de que é hora de considerar a contratação de uma agência de SEO é a falta de tempo e recursos internos para gerenciar efetivamente as estratégias que o SEO de um site ou blog exige. Muitas empresas, especialmente as pequenas e médias, têm equipes limitadas e poucos recursos para se dedicar ao SEO.
Nesses casos, terceirizar esse aspecto do marketing digital para uma agência pode liberar tempo e recursos internos, permitindo que a equipe se concentre em outras áreas importantes do negócio.
Necessidade de expertise especializada
Não é nenhuma novidade que o Marketing e o SEO são campos complexos e em constante mudança. Logo, trabalhar com esses dois fatores requer expertise especializada para obter resultados significativos.
Se a equipe interna não possui o conhecimento técnico necessário para desenvolver, atualizar-se e executar efetivamente as estratégias de SEO que estão dando resultado, é hora de buscar ajuda externa.
Afinal, uma agência especializada é formada por uma equipe de profissionais qualificados e experientes que seguem sempre estudando sobre o assunto. Assim, estão atualizados com as últimas tendências e práticas recomendadas do setor, principalmente nos últimos anos, nos quais os mecanismos de busca estão evoluindo rapidamente.
Benefícios de investir em uma agência
Investir em uma agência focada em SEO oferece uma série de benefícios significativos para a empresa. Primeiro, uma agência deste segmento pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca on-line, tornando mais fácil para os clientes em potencial encontrar sua empresa nos mecanismos de busca. Isso pode levar a um aumento no tráfego orgânico do site e, por sua vez, gerar mais leads e vendas.
Além desse detalhe, esse investimento também vai ajudar a melhorar a experiência do usuário no site, trazendo à tona a responsividade, deixando o site mais fácil de navegar e mais relevante para os usuários. Isso pode aumentar a taxa de conversão e a satisfação do cliente, resultando em um melhor retorno sobre o investimento.