As câmeras fotográficas são a principal ferramenta para aqueles que se querem tornar fotógrafos profissionais. Se você pretende comprar a sua própria máquina fotográfica profissional, a primeira coisa que deve saber é quais são as diferentes partes que compõem uma máquina fotográfica e qual a função e importância de cada uma delas.
Embora haja sempre diferenças entre uma câmera e outra, todas elas têm os mesmos elementos essenciais, como o visor, a objetiva, o sensor e o ecrã. A seguir, falaremos um pouco sobre todos os componentes das câmeras.
As diferentes partes de uma câmera digital
Quando estiver à procura da sua nova câmera profissional barata, existem algumas peças que não devem faltar e que você se certificar de que estão em boas condições. São elas:
O corpo da câmera
O corpo da câmera é a cobertura na qual se encontram todos os componentes da câmera. Contém o sensor, o obturador, o visor, o ecrã LCD, os botões de controle, o cartão de memória e a bateria.
Suporte da objetiva
O suporte da objetiva que vem na objetiva é uma parte essencial da câmera, porque é o que é ele que permite fixar diferentes tipos de objetivas ou filtros na sua câmera. Isto pode não acompanhar uma câmera profissional barata, mas normalmente as câmeras vêm com lentes intermutáveis.
Vêm com um suporte de baioneta que permite fixar a lente à câmera rodando-a e ouvindo um “clique!”, quando está no lugar.
A objetiva
A lente ou a lente objetiva é um componente muito relevante em qualquer câmera fotográfica. É constituída por um conjunto de lentes que têm a função de projetar a luz que entra na câmera para o sensor, de modo a formar a imagem captada.
As câmeras digitais SLR ou mirrorless são fornecidas com lentes intermutáveis. Isto significa que é possível mudar a objetiva para se adaptar a diferentes situações fotográficas.
Espelho (exclusivo das câmeras DSLR)
O espelho da câmera é um elemento que acompanha as câmeras SLR e a sua função é refletir a luz que entra na câmera para o seu visor ótico. Quando o obturador é comprimido, este espelho é levantado para a luz entrar no sensor.
Obturador
Este elemento da câmera é o que pode controlar o tempo que o sensor da câmera fica exposto à luz. Os obturadores podem ser eletrônicos ou mecânicos, medidos em segundos ou em fracções de segundos. Quanto mais rápido for o obturador, mais rápido pode captar imagens em movimento sem que a fotografia fique desfocada.
Sensor de imagem
O sensor da câmera é responsável por captar a luz que passa pela lente e transformá-la numa imagem digital. Existem dois tipos diferentes de sensores, CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) ou CCD (Charged-Coupled Device). Ambos têm as suas vantagens e desvantagens, e a escolha que fizer dependerá da utilização que pretende dar à sua câmera.
O visor
O visor é a parte da câmera em que você ver a imagem que está prestes a captar. Pode ser feito de plástico ou de vidro e, nas câmeras SLR, o visor utiliza o espelho da câmera para refletir a imagem de volta para o fotógrafo. No caso das câmeras sem espelho, não existe um espelho, o visor eletrônico, ou EVF, é o que apresenta a imagem no ecrã LCD que se encontra no interior do visor.
O ecrã
O ecrã da maioria das câmeras profissionais modernas é normalmente LCD. Está localizado na parte de trás da câmera e permitindo definir o menu e ver as imagens já captadas e o enquadramento das imagens que vai captar a seguir. É possível ter uma câmera com um ecrã fixo ou rebatível, e de diferentes resoluções.
Diafragma
Esta é a parte que se encontra na lente da câmera para controlar a quantidade de luz que entra na câmera. É ajustado através do funcionamento de uma série de lâminas que abrem e fecham para deixar entrar mais ou menos luz na objetiva. O valor da abertura é representado por um “f” e é possível controlar a profundidade de campo. Existem mais componentes nas câmeras profissionais, como o flash, a focagem, o botão de controle, o microfone, etc. O número de componentes varia de acordo com o preço e a gama da sua câmera.