Independente da forma em que é preparado, o mais importante para os amantes do café expresso é não passar um dia sem saborear a sua bebida.
No Brasil os métodos mais comuns de preparo do café são por meio do coador de pano ou do filtro de papel. Mas você já parou para pensar como isso acontece em outros países?
Para responder a essa dúvida, fizemos este post para te mostrar de que maneira o hábito de beber em outras partes do mundo difere da nossa.
Confira!
Brasil
Não poderíamos dar início a essa viagem pelo modo de fazer o café a não ser pelo Brasil, que é um dos maiores consumidores da bebida em todo o globo.
Segundo dados da OIC – Organização Internacional do Café, só no país são consumidas anualmente 21 milhões de sacas do grão.
Não há dúvidas que entre os brasileiros o tipo mais consumido é o café filtrado, seguido do café com leite, também conhecido como pingado.
Entretanto, existem versões que estão ganhando cada vez mais espaço, como o cappuccino, as cápsulas que são utilizadas em cafeteiras e o café gourmet.
De fato, a hora mais propícia para o consumo da bebida é o café da manhã, porém, é muito comum entre os brasileiros que ao longo do dia faça várias degustações.
Irlanda
Assim como o café, o povo irlandês é grande apreciador do álcool, por isso, associar os dois ingredientes para a criação de uma nova bebida, é muito comum.
Um drink tradicional no país, é o Irish Coffee, que é feito com café quente, uísque irlandês e uma espessa cobertura de creme.
Portanto, se você deseja experimentar essa bebida, que foi criada ainda em 1943, é fundamental utilizar o destilado original do país e o café deve estar quente.
Turquia
O Turk Kahvesi é uma técnica criada pelos turcos, que consiste no preparo do café não filtrado, já que o grão passa por um processo de cozimento e é servido em seguida, com ou sem açúcar.
Uma tradição na Turquia é fazer a leitura do futuro da pessoa por meio da borra de café que sobra na xícara.
Duas coisas são analisadas na cafeomancia, o significado das imagens e a sua posição na xícara.
Quando as figuras estão posicionadas do lado direito, mostra que a pessoa sofre influências de fatos futuros.
Contudo, se as mesmas se encontram à esquerda, quer dizer que a pessoa está sofrendo com acontecimentos passados.
Vietnã
Embora só tenha chegado ao país em 1857, apresentado por um padre francês que levou uma árvore da espécie arábica consigo, o café é muito apreciado no país.
A bebida tradicional feita com grãos de café vietnamitas, o Café Sua Da é servido gelado e para deixar ainda mais especial, coloca-se um pouco de leite condensado na xícara.
Japão
Do outro lado do mundo, o Japão que é conhecido mundialmente pela tecnologia avançada que possui, não deixaria de lado a modernidade de lado quando o assunto é o preparo do café.
Portanto, quando for ao país e quiser uma boa dose de cafeína, vai encontrar o Kan Kohi, que é o café enlatado e que pode ser encontrado nas máquinas de venda automática e supermercados.
Finlândia
De maneira semelhante ao Brasil, a Finlândia tem grande paixão pelo café e também acredita que oferecer uma xícara da bebida é uma excelente forma de demonstrar sua hospitalidade.
No país, em especial na região norte, o kaffeost é o drink mais famoso. Para isso, é preciso colar pedaços de queijo no fundo da xícara e em seguida despejar o café preto.
Para o nosso paladar, essa mistura pode parecer exótica, mas quem já teve a oportunidade de experimentar, afirma que é uma bebida mágica e que lembra o tiramisu, que é uma conhecida sobremesa italiana.
Principais métodos de preparo do café
Prensa francesa: é feita uma infusão de água com café em uma cafeteira clássica, que possui um êmbolo de metal, responsável por separar o pó no fundo do recipiente.
Café turco: para o seu preparo é necessário um cezve, que é um utensílio fabricado em cobre ou latão e um cabo longo.
Como não é filtrado, o ideal é que o pó utilizado seja mais fino, permitindo assim uma degustação mais agradável.
Cafeor: para quem gosta de uma bebida mais aromática e doce, esse método é uma ótima opção.
Isso porque o café é passado em um filtro metálico permanente, que proporciona maior tempo de contato entre a água e o pó.
Chemex: o recipiente que possui um design de ampulheta filtro de papel triplo resulta em uma bebida mais limpa e com um aroma surpreendente.
Conclusão
Definitivamente, nada melhor para começar bem o dia que uma xícara de café, não é mesmo?
Mas essa não é uma exclusividade para o café da manhã, visto que a bebida vai bem em qualquer hora do dia.
Seja para dar mais energia durante um dia cansativo de trabalho, para juntar a família em uma conversa agradável ou para acompanhar um bate papo com os amigos.