Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam por praticidade, inclusive na hora das refeições.
E uma das dúvidas mais frequentes é: marmita de isopor pode ir no microondas?
É importante saber que alguns tipos de embalagens não podem ir no microondas, uma vez que o processo envolve altas temperaturas.
Logo, o cuidado deve ser redobrado, principalmente para evitar acidentes graves.
Para tirar todas as suas dúvidas se você pode ou não usar marmita de isopor no microondas, continue a leitura e encontre a resposta!
Marmita de isopor pode ir no micro-ondas?
A resposta é NÃO! A marmita de isopor não pode ir no micro-ondas, simplesmente porque é um tipo de material que derrete quando submetido a altas temperaturas.
O isopor é fabricado a partir do Poliestireno, que quando aquecido, libera substâncias tóxicas, algumas delas cancerígenas.
Por fim, a marmita de isopor pode afetar a distribuição das ondas no interior do aparelho, que além de resultar um aquecimento desigual, há um grande risco de incêndio.
No entanto, as pessoas não sabem disso, e muitas vezes, acidentes graves acontecem porque uma comida em uma embalagem de isopor foi esquentada no micro-ondas.
Apenas saiba que existem alguns tipos de isopor que não derretem, porém, essa informação deve estar presente no fundo da embalagem.
Mas o melhor mesmo é evitar usar marmita de isopor no micro-ondas!
Quais os recipientes mais indicados para usar no microondas?
Na época do surgimento do microondas, tudo era uma novidade, e não se tinha muita informação de quais recipientes eram os mais adequados para usar.
Mas hoje, com a evolução das tecnologias, algumas embalagens que anteriormente não podiam ser levadas ao microondas, hoje podem.
Então confira os recipientes que podem ser usados no microondas em total segurança:
- Porcelana;
- Vidros;
- Refratários;
- Formas de silicone;
- Plásticos microwave safe;
- Cerâmica;
- Louças;
- Sacos para cozimento, desde que sejam específicos para micro-ondas.
No caso dos plásticos, convém verificar se há ou não a indicação para micro-ondas, pois alguns não podem ser utilizados.
Como esquentar marmita de isopor?
A melhor maneira de esquentar marmita de isopor é no banho-maria, todavia, a água não pode estar fervendo, senão o isopor pode derreter.
Então, aqueça um pouco a água e coloque a marmita de isopor em um recipiente, e adicione aos poucos água quente, até perceber que a comida atingiu a temperatura que você deseja.
Uma outra dica é transferir a comida da marmita para outro recipiente, de preferência um apropriado para usar no micro-ondas.
Além de esquentar a comida rapidamente, você estará cercado de toda segurança.
Conheça os produtos que não podem ir no micro-ondas
Se você tem o hábito de usar muito o micro-ondas para esquentar sua comida ou mesmo preparar pratos, é importante conhecer os produtos que não podem de forma alguma serem aquecidos no micro:
- Alumínio;
- Aço inox;
- Papel alumínio;
- Alguns tipos de plástico;
- Fios de metal, como bordas metálicas;
- Madeira;
- Tecido, jornal e papel comum;
- Sacos de papel.
Todos esses materiais absorvem as ondas do eletrodoméstico ao invés de deixar o alimento absorvê-las.
É por isso que há o risco de derreter, trincar, pegar fogo ou mesmo explodir.
Uma dica para saber se um material pode ser colocado no micro-ondas, é fazer um pequeno teste:
Coloque o utensílio vazio ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, na potência máxima, durante 1 minuto.
Se a água ficar quente, mas o utensílio permanecer frio, então pode ser usado no micro-ondas.
Por outro lado, se a água não aquece, mas o utensílio ficou morno, não é recomendado usar.
Dicas para usar marmitas no micro-ondas
Sabendo que a marmita de isopor não pode ir no micro-ondas, e se você quiser garantir o aquecimento da comida e evitar afetar o funcionamento do aparelho, veja algumas dicas na hora de usar as marmitas no micro-ondas:
- Verifique se a marmita tem a sinalização que pode ser usada no micro-
ondas;
- Observe se a tampa da marmita é de vedação segura e se pode ser removida antes de aquecê-la;
- Não cubra a marmita com papel alumínio, pois isso pode causar incêndios no micro-ondas;
- Certifique-se de que a comida esteja bem misturada e não esteja superlotada na marmita, já que isso pode provocar explosões ou derramamentos durante o aquecimento;
- Use a potência mais baixa possível e verifique a comida a cada 30 segundos para evitar o superaquecimento e até mesmo a queima.
Como você viu, é melhor evitar o uso de marmitas de isopor no micro-ondas, uma vez que é um tipo de embalagem contraindicado.
Agora, se você tiver dúvidas, é melhor optar por outros métodos de aquecimento, como fogão, forno ou banho-maria.
Conclusão
Como você viu, a marmita de isopor não pode ir no micro-ondas, já que quando aquecido em altas temperaturas, pode derreter e liberar substâncias tóxicas.
Se você não abre mão de usar o eletrodoméstico para esquentar a sua comida, apenas tome cuidado e só utilize os recipientes indicados.
Assim, ao mesmo tempo que poderá saborear a sua comida na temperatura ideal, estará evitando o risco de acidentes, e mais importante, protegendo a sua saúde.