Por mais que você já tenha se mudado para a casa dos sonhos adquirida com a ajuda da imobiliária, é fato que nem tudo fica pronto antes da mudança. Pelo fato de morarmos em um país tropical, a maior parte das casas e apartamentos precisam de uma fonte de ventilação artificial, a fim de garantir o conforto térmico. Nesse sentido, muitos ficam em dúvida sobre a instalação de um ar-condicionado ou ventilador. Afinal, cada um possui suas vantagens e desvantagens.
Sendo assim, é importante fazer uma pesquisa mais aprofundada, a fim de garantir a melhor compra, considerando fatores como consumo de energia, conforto no dia a dia, praticidade, orçamento disponível, entre outros. Mas, sabemos que não é tão simples avaliar todos esses detalhes por conta própria. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre ar condicionado e ventilador e qual desses aparelhos é a melhor opção. Vamos lá?
Ventilador: vantagens e desvantagens
O ventilador é um aparelho que faz com que o ar circule rapidamente e, assim, produz vento. Sendo assim, é a alternativa ideal para ambientes que costumam ficar sempre fechados, visto que a circulação do ar fica comprometida. Ou seja, como não tem função de resfriar o ar, é ideal para ambientes como cozinha, oficinas e outros locais sem a circulação.
Vale lembrar também que a capacidade do aparelho varia de acordo com o modelo e tipo escolhidos, podendo ser portátil ou de teto e ainda ter diferentes tamanhos. Sendo assim, o mercado está recheado das mais variadas opções de ventiladores, que se encaixam em diferentes cômodos, além de contar com vários estilos, combinando com vários tipos de decoração, desde as clássicas até às mais modernas.
Outro ponto importante é que como o ventilador não refrigera o ar, para realmente refrescar o ambiente, é recomendado que o espaço tenha uma passagem de ar livre, pois assim o ar consegue se renovar e o ventilador é capaz de produzir uma brisa mais fresca.
Quando pensamos nas vantagens, o ventilador é a opção mais barata, pois além de ser um aparelho mais barato, ele gasta menos energia elétrica e o custo de instalação é mais em conta do que o do ar-condicionado. Além disso, o aparelho é bem leve e se optar pelo modelo portátil, pode ser transportado para qualquer cômodo da casa em Palhoça sem dificuldade. Da mesma forma, o ventilador não exige manutenções como o ar condicionado, ou seja, basta limpar para retirar a poeira das hélices.
Por outro lado, o ventilador não resfria o ar e, por isso, não é tão eficiente quanto o ar-condicionado para eliminar o calor. Além disso, por mais que exija pouca manutenção, pode fazer mal à saúde devido ao acúmulo de pó nas hélices, que faz com que circule poeira junto com o ar. Para finalizar, o aparelho produz vento e pode não ser adequado para certos ambientes.
Ar condicionado: vantagens e desvantagens
Quando falamos no ar condicionado, ao contrário do ventilador, ele precisa ficar em uma área completamente fechada para que realmente funcione da maneira adequada. Por ter função refrigeradora, quando menos troca de ar, melhor. Um ponto interessante é que não importa o quanto o ambiente esteja quente, o aparelho é capaz de refrescar o local, além de permitir que você programe a temperatura exata desejada.
Contudo, vale lembrar que para garantir a máxima eficiência, é necessário atentar-se à posição do aparelho, especialmente em lugares como cozinha. Além disso, é possível encontrar no mercado modelos para diferentes ambientes, desde os menores e com menor capacidade, até aqueles que refrigeram grandes cômodos.
Quando falamos sobre as vantagens do ar condicionado, a principal é a maior capacidade de refrigeração quando comparado com o ventilador. Além disso, é capaz de resfriar um ambiente inteiro e não apenas uma área restrita de alcance. Vale lembrar também que o ar condicionado permite programar a temperatura, promovendo maior precisão e conforto, principalmente na hora de dormir.
Também é válido ressaltar que além de refrigerar o ambiente, o aparelho pode ter outras funções, que cumprem a função do ventilador, como simplesmente ventilar o ar. Para finalizar, existem modelos que possuem a função de filtragem, que remove as impurezas do ar.
Contudo, também existem desvantagens em comprar o ar condicionado, sendo consideravelmente mais caro que o ventilador e ter instalação mais complexa.
Ventilador ou ar condicionado?
Então, agora que você entende as vantagens e desvantagens do ventilador e ar condicionado, é hora de colocar na balança e ver o que mais se adequa ao seu perfil e necessidades. Não podemos dizer que uma alternativa é melhor do que a outra, pois cada uma delas possui características distintas. Portanto, avalie o orçamento disponível e necessidade de conforto térmico. Afinal, se puder investir no ar condicionado e morar em uma região muito quente, ele pode ser a melhor opção.