Jogar óleo no ralo da pia não é o correto e pode gerar muitos problemas financeiros e ao meio ambiente. Te explicamos o porquê, no artigo abaixo!
Conheça os problemas do óleo despejado na pia
É comum jogar óleo no ralo da pia, porém essa atitude está longe de ser a adequada. Muitas pessoas pensam que pode fazer isso porque a pia da cozinha conta com a caixa de gordura.
E essa caixa é um mecanismo que separa gordura, óleo e restos de alimento, da água. Assim, a água vai para o encanamento, enquanto a caixa retém a gordura.
Esse mecanismo é mesmo importante e ajuda muito, porém, ele não foi feito para suportar grandes quantidades de óleo ou gordura. Por isso, jogar óleo na pia pode causar o primeiro problema do qual trataremos aqui:
Entupimento
Após algum tempo despejando óleo na pia, a caixa de gordura entope. Isso acontece porque a densidade do óleo e da água são diferentes, então eles não se misturam. Quando há muito óleo, há o bloqueio da passagem de água, entupindo o encanamento.
Esse entupimento, com gordura, não é fácil de resolver. Muitas pessoas utilizam de químicos para tentar solucioná-lo, como a soda cáustica, por exemplo. Mas eles só levam a novos problemas. Por exemplo:
- Eles petrificam dentro dos canos, levando a um maior entupimento do encanamento, mais difícil de resolver.
- Há o risco de corroer o encanamento, abrindo buracos que levam a vazamentos e problemas hidráulicos.
- O uso de químicos por pessoas que não sabem manuseá-los pode levar à intoxicação por inalação ou contato, ou provocar sérias queimaduras.
Portanto, vê-se que o ideal não é tentar desentupir sozinho, mas contratar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para solucionar o problema. E este é um gasto o qual se pode prevenir.
Além do entupimento, jogar óleo na caixa de gordura pode levar a outros problemas. Como:
Danos ao encanamento
Sim, o próprio óleo pode causar danos ao encanamento, se for despejado nele quente. Isso acontece por causa da diferença de temperatura do encanamento para o óleo, que gera uma falha física.
Esses danos não acontecem de imediato, mas com o passar do tempo adotando a mesma prática. E eles podem levar ao rompimento do cano, gerando vazamentos e problemas hidráulicos.
Neste caso, nem é preciso dizer que apenas profissionais conseguem solucionar o problema, levando a mais gastos que poderiam ser evitados!
Por fim, o último problema do qual trataremos:
Danos ambientais
O óleo que sobra da caixa de gordura cai na rede de esgoto, indo para uma Estação de Tratamento de Esgoto. Porém, muitos locais não possuem esse tratamento e o óleo acaba indo parar em aterros, penetrando nos solos e levando à contaminação.
Outra hipótese é o seu despejo, junto a água, em mananciais, gerando a poluição que prejudica fauna, flora e aos homens. Cada litro de óleo contamina 20 litros de água.
Saiba como descartar o óleo corretamente
Jogar o óleo no ralo da pia é, então, muito nocivo para o bolso, para a saúde e para o meio ambiente. Mas descartá-lo junto ao lixo comum também não é a solução ideal, porque fará com que ele pare, da mesma forma, em aterros.
Então, o que fazer?
O óleo de cozinha é completamente reciclável, portanto, o ideal é encaminhá-lo para estações de entrega voluntária de óleo ou centros de coleta seletiva. Para fazê-lo, é preciso procurar, na sua cidade, por instituições que fazem este trabalho. Depois, é só juntar o óleo em garrafas pets e entregar a elas!