Jó Pereira convida a sociedade para debate sobre o Plano Estadual de Combate à Pobreza

Em discurso durante a plenária desta terça-feira, 21, a deputada Jó Pereira (MDB) fez um breve balanço sobre seu mandato e convidou a sociedade alagoana para a audiência pública a ser realizada na próxima sexta-feira, 24, que tem como tema “Discutir e Planejar o Combate à Pobreza em Alagoas: Plano Estadual de Combate à Pobreza”. A audiência, que é de iniciativa da parlamentar, está marcada para as 9 horas, no plenário da Casa. “Visando fortalecer esse tema no Estado, através da participação popular. Em um Estado como o nosso, cheio de indicadores sociais nas incomodas posições das listas comparativas no País e no mundo, o combate a pobreza e, principalmente a extrema pobreza, é vital”, declarou Jó Pereira.

De acordo com a parlamentar, Alagoas é um Estado cheio de problemas que apresenta um quadro preocupante no serviço público. “Pois apresenta insuficiência de recursos humanos em áreas estratégicas, em números e até em capacitação. Um Estado de poucos recursos financeiros próprios, insuficientes e de grande dependência externa para investimentos necessários”, destacou a deputada Jó Pereira, sem desmerecer a capacidade técnica e o comprometimento dos servidores que atuam no Estado.

“É claro que os governantes, cada um em sua época, buscaram fazer milagres com os recursos da arrecadação própria disponíveis. A atual gestão, por exemplo, fez uma política de ajustes reconhecida nacionalmente, que tem conquistado obras e ações dessa forma, usando recursos próprios”, observou Jó Pereira “Mas o nosso Estado, de um modo geral permanece com a mesma dificuldade de insuficiência de recursos, pois somos um Estado pobre com os mesmos problemas que os ricos”, disse.

Em aparte, o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) se associou ao pronunciamento da deputada Jó Pereira elogiando-a pela atuação na Casa de Tavares Bastos. “Será uma audiência pública de um tema extremamente importante. Falar sobre o plano Estadual de Combate e Erradicação da pobreza, que há uma relação direta com algo que vem desde o início do mandato de V. Exa, que é utilização dos recursos que são destinados ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep)”, lembrou Cunha.

Balanço

Durante o pronunciamento, a deputada Jó Pereira fez uma breve prestação de contas de sua atuação no Parlamento alagoano, onde destacou algumas de suas iniciativas que, com a aprovação do plenário da Casa, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento sócio e econômico do Estado de Alagoas. “Como já disse em outras ocasiões, o que norteia a minha atuação, em todas as minhas obrigações de dar voz ao cidadão, de legislar e fiscalizar é a identificação, a divulgação, a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas de Estado”, observou Jó Pereira, acrescentando que as políticas públicas que promovem o planejamentos e as desigualdades sociais no âmbito do Estado.

“Aqui nesta Casa aprendi ainda mais a valorizar a participação popular. Busquei fortalecer as audiências públicas como práticas democráticas, fui propositora de audiências e participai de várias, sempre entendendo a importância em ouvir, interagindo com indivíduos e representações”, declarou a parlamentar, citando como exemplos a Lei que criou o Programa Alagoano de Aquisição de Alimentos (PAA), da agricultura familiar, os debates em torno do Plano Estadual de Educação (PEE), o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) e os R$

100 milhões destinados, através de emenda parlamentar no Orçamento de 2018, para o tratamento das pessoas com câncer entre outros.

Ascom – 21/08/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *