Importância do consumo regular de água

Corpo humano depende da água para funcionar por isso devemos consumir, em média dois litros por dia

0fd4836257f54a94b1cdb37b84c7708b_L
Desidratação provoca sintomas como cansaço, dores de cabeça intensa, tontura e diminuição do volume de sangue em circulação. Carla Cleto

A água é um dos elementos fundamentais para o funcionamento do corpo humano e para alertar os cidadãos sobre a importância do consumo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece sobre os riscos que a desidratação pode trazer para o organismo. O líquidoparticipa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecido.

 

“O corpo humano depende da água para funcionar por isso devemos consumir, em média dois litros por dia”, esclareceu a supervisora do setor de Ciência e Tecnologia da Sesau, Ivana Pita. A médica lembrou ainda que as atividades diárias do corpo aliadas a transpiração gastam uma grande quantidade do líquido.

0430ivanapita

Ivana Pita alertou que a desidratação provoca sintomas como cansaço, dores de cabeça intensa, tontura e diminuição do volume de sangue em circulação. “Na ausência de água o corpo humano começa a entrar em colapso e pode suportar cerca de quatro dias até correr risco de vida”, alertou.

 

A médica lembrou que em dias mais quentes a desidratação acontece com maior velocidade e deve-se prestar uma atenção especial a crianças e idosos. “Água é vida e é importante que todos consumam na quantidade adequada e os pais nunca podem esquecer-se de oferecer água, sucos e água de coco para as crianças para evitar problemas mais sérios”, ensinou Ivana Pita.

Fabiano Di Pace – Agência Alagoas