Corretores de imóveis revoltados com a Rede Globo

12791102_1029199557126525_2695262164763841849_n

Corretores de imóveis estão indignados com as citações que as novelas da Rede Globo estão fazendo depreciando a categoria. Na noite da última segunda-feira, 29, a personagem Atenas (Giovanna Antonelli) de A Regra do Jogo mostrava sua cobertura para alugar e fez questão de ressaltar aos clientes que a negociação era direto com ela porque “não sou boba de pagar comissão de corretor”.

Ofensa maior ocorreu em julho de 2015, em Verdades Secretas, quando Anthony (Reinaldo Gianecchini) aluga um flat e a corretora suspeita que ele possa usar para fazer programas. “É você que vai trabalhar aqui no flat? Estou interessada”. O problema mais grave é quando a personagem diz: “Você sabe por que gosto de ser corretora? Se outras corretoras fazem, não sei. Pra mim sempre rola uma rapidinha e o marido não desconfia”.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci) foi procurado e respondeu, através de sua assessoria, que qualquer resposta deveria vir do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), que – por sua vez-, preferiu não se pronunciar o que aumentou os comentários da categoria nas redes sociais. A classe trabalhadora também vêm demonstrado insatisfação com as cobranças abusivas da anuidade do Creci, do sindicato e sem sequer terem condições de trabalho regulamentada.

A corretora de imóveis Dilma Araújo resume o sentimento dos colegas: “Nós não gostaríamos que a Globo fizesse uma situação pejorativa da nossa profissão que é de trabalhadores que acordam às 5 horas da manhã e trabalham domingos e feriados. Merecemos respeito. Nós não temos nem dia e nem hora para trabalhar”.

De um lado, a Globo cria manifestações contra o preconceito como a recente #SomosTodosGloria ou #SomosTodosMaju, mas alimenta estereótipos e discriminação em rede nacional e horário nobre de outras formas.

Thaís Raeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *