Brasil Sabor 2016 valoriza a origem e a originalidade; 11 a 29 de maio em Maceió

A 11ª edição do festival destaca a importância de conhecer a origem dos alimentos e resgata a originalidade dos sabores brasileiros

478x371xlgP20brasilP20sa

Entre os dias 11 e 29 de maio, restaurantes de diversos estados do país participarão da 11ª edição do Festival Brasil Sabor. O tema Origem e Originalidade dará destaque aos ingredientes e preparos de cada região, e os estabelecimentos participantes apresentarão pratos criados especialmente para o evento, com preços e promoções especiais. O Brasil Sabor 2016 conta com o patrocínio nacional da Ambev e da Sodexo.

Paulo Solmucci Jr., presidente executivo da Abrasel, explica que o festival tem em sua essência a valorização do local e dos ingredientes típicos do Brasil. “Em 2016 damos ainda mais destaque a essa questão da origem, que resgata ingredientes e processos quase esquecidos, lembrando sempre da originalidade, da criatividade do povo brasileiro, que se faz presente também na hora de criar os pratos”.

O tema deste ano tem como uma das inspirações o projeto Arca do Gosto, criado pelo movimento Slow Food. Trata-se de um catálogo mundial, que identifica, descreve e divulga sabores originados de certas culturas, que, com o passar do tempo, foram esquecidos, mas que ainda existem e possuem potenciais produtivos e comerciais reais.

Outra estratégia de valorização que inspira esta edição é o registro de Indicação Geográfica (IG) feito pelo Sebrae e concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Sua função é atestar a conformidade de um produto e garantir ao consumidor a qualidade, o modo de produção e origem dos alimentos. Ao mesmo tempo, a certificação resulta em produtos mais valorizados pelos consumidores. O queijo de Minas, a cajuína do Piauí e o doce de Pelotas estão entre os registros do IG.

Germana Magalhães, coordenadora nacional de alimentação fora do lar do Sebrae, espera uma adesão dos produtos com o selo IG por parte dos restaurantes. “Esta articulação entre o Slow Food, o Sebrae e a Abrasel é uma importante oportunidade para fortalecer a gastronomia brasileira. A ideia do festival é fazer com que esses produtos oriundos do Brasil cheguem aos restaurantes e aos consumidores”, afirma. De acordo com ela, já foram realizadas diversas ações de apresentação das IGs para o público, como no evento Mesa Ao Vivo Brasília, que ocorreu em paralelo com o Congresso da Abrasel, em agosto de 2015.

Como funciona

A mecânica do festival é simples: cada restaurante participante prepara um prato a partir da comida local, que é um jeito único de se fazer gastronomia valorizando ingredientes encontrados localmente. O preço dos pratos e as promoções serão definidos pelas seccionais e regionais Abrasel e os restaurantes interessados em participar devem procurar a Associação em seu estado ou região.

Solmucci deixa o convite para que as pessoas aproveitem o festival, visitem os restaurantes e experimente os pratos. “Afinal, na mesa do bar ou do restaurante se reúnem os amigos, a família e é onde se faz presente a alegria, a conversa prazerosa, os planos, onde se dividem os sonhos. É importante que o brasileiro possa cada vez mais aproveitar este espaço”, conclui o presidente.

IMG_6489MUQUECA DE SURURU

AKUABA MUQUECA DE SURURU 

FRANGO RECHEADO BRASIL SABOR

ALPHAZEMA RESTAURANTE E CAFETERIA FRANGO RECHEADO BRASIL SABOR

RISOTTO DE SIRI

ANAMÁ RISOTTO DE SIRI 

PIZZA ORIGINALE

ARMAZÉM GUIMARÃES PIZZA ORIGINALE

CHAPATI ARRETADO

ARRÍ CHOPPERIA CHAPATI ARRETADO 

XAXADO E BAIÃO

BODEGA DO SERTÃO XAXADO E BAIÃO 

PIZZA DE CARNE DE SOL COM CATUPIRY

BOSS PIZZA DE CARNE DE SOL COM CATUPIRY 

CHICO DA FEIJOADA

DIVINA GULA CHICO DA FEIJOADA 

MOQUECA DE SURUBIM AO VELHO CHICO

FUSION GRILL MOQUECA DE SURUBIM AO VELHO CHICO 

CHAMEGO DE CAMARÃO

KANOA CHAMEGO DE CAMARÃO 

KASCÃO NORDESTINO

KASCÃO KASCÃO NORDESTINO 

COSTELA DE PORCO DO CHEF

LOPANA COSTELA DE PORCO DO CHEF 

PESCE PORTOFINO

MARIA ANTONIETA PESCE PORTOFINO

SANDUÍCHE DO CANGAÇO

MARIAH SANDUÍCHE DO CANGAÇO 

PASTEL DE FILÉ DE SIRI

MASSAGUEIRINHA PASTEL DE FILÉ DE SIRI 

BROWNIE DE TAPIOCA

MESTRE CUCA BROWNIE DE TAPIOCA

 SIRIMARÃO

O PEIXARÃO SIRIMARÃO 

BRIE PICCANTE

SABATELLI BRIE PICCANTE 

CARBONARA DE ASPARGOS

SANTORÉGANO CARBONARA DE ASPARGOS 

ESFIHA PIZZA COM GERGILIM

SARAH´S ESFIHAS ESFIHA PIZZA COM GERGILIM 

REGIONAL BURGER

THE BLACK BEEF REGIONAL BURGER 

CAMARÕES SOBRE DUPLA DE RAÍZES E MOLHO DE VINHO TINTO.

TOSCANA VINHO E CAFÉ CAMARÕES SOBRE DUPLA DE RAÍZES E MOLHO DE VINHO TINTO.

BBQ ARRETADO

VIA PÃO BBQ ARRETADO 

NHOQUE DA TERRA

VILA CHAMUSCA NHOQUE DA TERRA 

Ascom Abrasel