Estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial e publicado no site “Business Insider” aponta o Brasil como a quarta nação mais corrupta do mundo em um ranking que elenca 138 países. Perdemos somente para o Chade, a Bolívia e a Venezuela, medalhas de bronze, prata e ouro, respectivamente.
Para montar seu índice anual de competitividade, a organização suíça utiliza a corrupção como uma das medidas para rankeamento das nações. É feita uma pesquisa com 15 mil líderes empresariais de 141 economias.
A escala é feita de 1 a 7, sendo que, quanto maior a nota do país, maior a transparência. Neste contexto, o Brasil recebeu apenas 2,1 como avaliação. Das dez nações mais corruptas, segundo o Fórum, cinco estão na América Latina. A Venezuela, líder do ranking, recebeu nota 1,7.
Em julho, o Fórum publicou um relatório em que apontou a corrupção como problema crônico e impeditivo para maiores avanços econômicos na América Latina. O escândalo do Petrolão, as denúncias contra a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e a acusação de suborno da qual é alvo o ex-presidente de Guatemala, Otto Pérez-Molina, foram utilizados como exemplos para justificar a estagnaçãodo do bloco de países em relação aos índices de desenvolvimento em 2014 e 2015.
Abaixo, o ranking dos dez países mais corruptos, segundo o Fórum Econômico Mundial:
1 – Venezuela: 1,7
2 – Bolívia: 2,0
3 – Chade: 2,0
4 – Brasil: 2,1
5 – Iêmen: 2,1
6 – Paraguai: 2,1
7 – Nigéria: 2,2
8 – República Dominicana: 2,2
9 – Moldávia: 2,3
10 – Bangladesh: 2,3