Você quer manter a alimentação dos seus filhos saudáveis mas não tem muito tempo durante a semana? Pode parecer papo de coach, mas não é: organização e planejamento vão te ajudar. É possível ter um bom planejamento alimentar mesmo com a rotina intensa.
Além disso, você precisa cultivar alguns hábitos durante esse processo para tornar as coisas mais fáceis. Um exemplo é preparar as papinhas e as refeições dos bebês e das crianças e deixar congeladas no freezer.
Preparar os alimentos antes além da praticidade te dá a oportunidade de envolver as crianças na preparação dos pratos. Isso contribui para melhorar a alimentação e autonomia dos pequenos.
Planeje o cardápio
Planejar o cardápio da semana é o primeiro passo para organizar as refeições e você pode tirar o sábado ou o domingo para fazer isso. Assim você aproveita melhor o tempo, vai no mercado comprar o que está faltando e deixa tudo organizado antes da semana começar.
Outro benefício de “perder tempo” planejando, é que você não vai precisar passar um tempo pensando no que dar de lanche, almoço ou janta para os pequenos. Porque você já vai ter todos os pratos definidos antes, e não vai precisar ficar pensando no que preparar.
Uma ótima forma de se guiar é acessar o guia alimentar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Lá você vai encontrar informações importantes sobre como montar o prato dos pequenos, mostrando a quantidade correta de cada grupo: carboidratos, legumes e verduras, leguminosas e proteínas.
Comece pelo simples que funciona
Nada de querer dar uma de mestre cuca e fazer refeições difíceis ou cozinhar para mais de um mês. Priorize as receitas fáceis e simples de preparar, adicionando sempre os alimentos certos para garantir que o bebê fique bem nutrido.
Não precisa de receitas mirabolantes, você pode adaptar para o bebê e a criança, as receitas do dia a dia. Além disso, você pode usar o que já tem no preparo, não é preciso comprar outras panelas, eletrodomésticos e outros itens.
Deixe seu tempero caseiro pronto
Fazer o próprio tempero em casa é vida! Você pode fazer um tempero simples batendo alho e cebola no processador e guardando em um potinho na geladeira. Esse tempero básico pode ser usado em todas as refeições e dura até 10 dias na geladeira.
Acompanhe o cardápio da família
Acompanhar o cardápio da família é uma forma fácil de adaptar as refeições dos pequenos. Por exemplo, você não precisa fazer arroz ou feijão separado para as crianças. Basta retirar uma porção antes de adicionar o tempero.
Congele as porções
Será que você precisa cozinhar todos os dias para dar aos seus filhos uma boa alimentação? Isso é um mito. Você pode planejar o cardápio, preparar e congelar as porções. Assim, quando for a hora de comer, é só retirar e descongelar no micro-ondas.
Ter receitas congeladas e preparos que servem de base para outras refeições também pode ajudar durante aqueles dias corridos, onde tudo sai diferente do que planejou. Por isso, aposte nos congelados.
Aposte nas receitas práticas
Nessa jornada da organização, o freezer é o seu aliado, onde você vai armazenar as refeições do seu filho, para que ele se alimente de forma saudável. Roscas, pães de queijo e biscoitos de queijo são exemplos de lanches rápidos. Você pode deixar tudo enrolado e prontinho para assar. Ainda existem outras opções!
- salgadinhos assados;
- muffins de frango e brocólis;
- salada de frutas;
- panqueca de aveia e banana;
- bolos variados;
- frutas variadas;
- açaí com banana;
- arroz-doce.
Você também pode deixar no freezer hambúrgueres, bolinhos de legumes, frango com molho de cebola, mini pizzas, arroz e feijão já temperados e prontos para esquentar.